quarta-feira, 21 de julho de 2010

Um dia especial em Soweto. Pq a discriminação?





Hoje, passada a Copa do Mundo, vida colocada em dia, é possível rever fotos e momentos vividos na África do Sul. Um dos mais marcantes estão registrados acima quando tivemos ( eu e meu companheiro André Alexandre - cinegrafista companheiro de batalha ) a oportunidade de conhecer a casa de um amigo que fizemos nos dias de trabalho em Joanesburgo.
Thabo, um negro sem muita experiência fora do bairro onde nasceu e vive, desdobrou-se para cumprir a missão que lhe fora confiada: ser o nosso guia/motorista durante o período da Copa do Mundo. Errou muitas vezes, acertou outra, tentou acertar sempre.
Quando anunciamos a partida, fez questão de nos levar até a casa onde vive com os filhos e com demais familiares. Lá, brindamos com algo como uma cerveja local, bebida fermentada de gosto estranho que não pude negar.
Você vê as fotos, lê o texto, mas ainda assim não terá noção do que vivemos naqueles instantes. É impossível transmitir, sequer em palavras, a emoção que sentimos e mais, a emoção que eles tiveram ao receber dois "brancos" em um bairro onde os negros sempre foram maioria, mas imensamente discriminados.
Podemos ser amigos, meus amigos. As diferenças, ignorantes e mesquinhas, precisam desaparecer. Vou levar aqueles instantes para sempre.

Um comentário:

  1. Grande Nivaldo! Tudo bem, amigo?
    Espero que esteja tudo melhor que a mais otimista espectativa.
    É isso aí! Viver a vida em meio a gente sofrida
    Que não tem quem os valorize;
    Nem por isso devem ser esquecida.
    Não sei se te lembras do falecido Goleiro Weverson, do SPFC... pois é, seu pai já ouviu inúmeras manifestações hipócritas -senão golpistas- da parte da cúpula dos Srs. JJ e MAC, quando prometeram algo que, em princípio, não lhes era obrigado, mas se prometeram, que se cumpra.
    A promessa seria indenizar sua família, pagando o que o Contrato previa. Sua Multa rescisória era de 10 milhões de dólares, para um ínfimo salário de R$ 3.000,00. Cabe tal desproporção?
    Se tiver como contata-lo e assim desejar, faça-o; do contrário, posso dar o e-mail dele ou tel. de SJC/SP
    Daniel Alves: adridanny@uol.com.br

    ResponderExcluir