quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Do mar para a mesa. Praia do Mucuripe, em Fortaleza



No canto da Praia de Mucuripe - que já virou música na composição do cearense Fagner - você encontra o tradicional mercado de peixes de Fortaleza. Ali, lagostas frescas, camarões graúdos e toda a sorte de peixes e frutos do mar podem ser comprados diariamente. Tudo pode ser levado para casa e se transformar em pratos muito saborosos. No entanto, turistas que frequentam os hotéis a beira-mar podem desfrutar dessas delícias ali mesmo. Também é comum ver os cearenses lotando as mesas de um quiosque próximo aos vendedores onde os produtos comprados ali podem ser preparados na hora.
Uma cerveja gelada enquanto espera a cozinha preparar seu camarão ao alho e óleo, seu risoto de camarão ou sua posta de peixe, tudo comprado minutos antes.
O bar, muito fácil de ser localizado, bem atrás do Mercado de Peixe, vende cerveja super-gelada e cobra um preço bem camarada para preparar os pratos. O camarão que você acabou de comprar com o pescador, por R$ 3,00/quilo, se transforma num saboroso prato acima. O lugar fornece o arroz e prepara um excelente risoto pelo valor de R$10,00/quilo. E por aí vai. Se todos os mercados de peixe tivessem a mesma iniciativa, teríamos uma grande opção, sobretudo para o deleite dos turistas, não acostumados com tal mordomia.  É uma opção que eu indico aos leitores do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário