segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Feliz aniversário. Os 80 anos de um Lobo campeão.

80 anos de um dos maiores brasileiros entre todos os brasileiros.

Filho de um vendedor de tecidos, ele nasceu em Maceió, nas Alagoas.  Com oito meses de idade foi levado ao Rio de Janeiro.  A família buscava a cidade grande atrás de melhores dias. O menino Mário sonhou ser piloto de avião, ainda nos primeiros impulsos de quem planejava grandes vôos. O tempo foi passando, as asas deram lugar aos números e ele se formou, com os pés no chão, em técnico de contabilidade.
Na escola, o menino Mário destacava-se nos estudos, e também nos esportes. No tênis de mesa, logo se sobressaiu junto aos colegas. Tentou a natação e teve mesmo desempenho de sucesso. Mas como todo menino, na infância, foi apresentado a uma bola de futebol.
O pai bancou os primeiros chutes. Alias, muito além dos primeiros. E o tempo passou e a habilidade conspirou a favor do menino Mário. Do clube aonde foi sócio até chegar a um time profissional, foi rápido. Mas não foi fácil. Naquele tempo, ser jogador de futebol era sinônimo de ser um desocupado. Não havia prestígio ou dinheiro, naquele tempo.
Até para começar o namoro com aquela que seria sua cara metade, para sempre, Mário precisou mentir – ou melhor – ocultar a carreira que havia escolhido. Mário era habilidoso nisso também.
A camisa 10 caiu-lhe como uma luva. Mas a 10 tornava difícil o sonho de chegar à seleção brasileira. A concorrência era grande demais, falava consigo mesmo. E chegar à seleção, já era o sonho do jovem Mário. Por isso, usou a camisa 11.
Com a 11, chegou à seleção. Chegou para marcar sua história para sempre. Como jogador, ganhou duas Copas do Mundo. No total, participou de 7. No total, ganhou 4 delas. Mário, a gente tem que te engolir. Não foi essa sua frase de maior sucesso? Mario Jorge Lobo Zagallo. H  Neste dia 09 de Agosto, o mestre Zagallo completa 80 anos de vida. Um dos maiores brasileiros entre todos os brasileiros. Zagallo é um símbolo, um fenômeno, é alguém que teve orgulho de vestir a camisa da nossa seleção, como poucos. E fez isso com maestria. O menino que sonhou ser piloto voou onde, talvez, nenhum outro esportista ouse chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário