terça-feira, 15 de novembro de 2011

Saudades de um brasileirão de verdade, realmente um campeonato brasileiro.

Quando cheguei a Fortaleza, a capital cearense, para acompanhar o jogo entre Ceará e Corinthians, pelo campeonato brasileiro, passou-me uma história pela cabeça. Quão bom seria um campeonato brasileiro, realmente brasileiro. Sou dos tempos da Taça de Ouro, da Taça de Prata. Dezenas e dezenas, várias delas, de clubes de norte a sul do país se enfrentavam numa competição que tinha a cara do Brasil, suas peculiaridades, distancias, costumes e estruturas. O Moto Clube, o River do Piauí, o Paissandu, o Santa Cruz, o CSA de Alagoas. Todos numa competição empolgante que movimentava, realmente, um país inteiro.
E olha, amigos, naquela época nossos aeroportos eram bem mais acanhados, as diferenças sociais muito mais gritantes. Mas tudo se resolvia. Agora, há desculpa para tudo. A logística em nome das vantagens que interessam à meia dúzia de privilegiados. Um país do nosso tamanho não se representa com 20 clubes e só. Aí está a elite. O resto, bem, o resto não interessa. Ajuda muito pouco a encher os já polpudos bolsos dos manda-chuva de plantão. O futebol míngua e a culpa não é do torcedor, pode ter certeza.
Sem nenhuma pretensão, mas dissemos aqui, ontem, que o Gladiador estaria a caminho dos pampas. Kléber acerta com o Grêmio e ponto final. E no Palmeiras é de se estranhar o silêncio de Felipão. Mas os desdobramentos dão força è ele. Jogadores apóiam a permanência do renomado treinador. Repete-se a cena da rebelião que o atacante Kléber quis promover quando da agressão de torcedores ao atleta João Vitor. Naquela, Kleber ficou sozinho. Agora, aconteceu de novo.

Um comentário:

  1. muitas pessoas são responsaveis pela mudançado futebol brasileiro,+ pra mim o ricardo teixera esta acabando com o futebol no nosso país,a paixao pelo futebol jamais ira acaba,+ja nao é quela paixao de antigamente,onde os estadios tinhan mais de 100 mil pessoas,onde os jogadores nao desvalorizam os campeonatos menos importantes,no brasil inteiro tinha bamdeiras nos estadios;;;;;...

    ResponderExcluir