terça-feira, 19 de julho de 2011

A gravata, a chuteira e o bom senso.

No auge de sua idade produtiva, mal deu tempo dele engrossar a lista daqueles que ficam sem emprego no nosso país. Aos 33 anos de idade, ele se viu “na rua da amargura”, como se diz no ditado popular, em Maio quando chegou à conclusão de que não poderia mais encarar o concorrido mercado de trabalho na maior cidade do país. Pendurou à chuteira, literalmente, e foi à luta. Nada melhor do que voltar à um lugar onde apresentar o currículo torna-se, por razões óbvias, fora de qualquer cogitação. Assim, Fernandão, campeão do mundo como jogador do Internacional de Porto Alegre, começa a sua carreira de dirigente no clube gaúcho. Não dá para avaliar se Inter e Fernandão fizeram a coisa certa. Um estava sem emprego, o outro, com a necessidade de mostrar à opinião pública que ídolos são sempre ídolos – ainda que Paulo Roberto Falcão ainda nem tenha secado as lágrimas da sua demissão do cargo de treinador, poucas horas antes. A gravata, a chuteira e o bom senso.
O fio do bigode vale mais que um papel assinado. É um termo antigo, mas ainda usado, sobretudo nas cidades do interior, e da boca dos mais velhos, principalmente. Então, um pré-contrato vale até menos do que a palavra assumida, não é mesmo? Deveria ser assim. O Palmeiras vai à FIFA para fazer valer seu direito da compra dos direitos federativos do meia Martinuccio, ex-Peñarol do Uruguai. O argentino assinou o tal pré-contrato com a equipe paulista, mas apareceu no Rio de Janeiro, fez exames médicos para defender o Fluminense. A FIFA vai entrar na jogada e a multa é de R$ 50 milhões. E lá se vão os fios do bigode.
Pergunta que não quer calar: Não seria o caso de aprendermos com o futebol uruguaio? País pequeno, jogadores menos badalados, excelente futebol. Outro Maracanazo à vista?

Um comentário:

  1. Nivaldo, o Palmeiras comprou 20% dos direitos economicos e terá os direitos federativos a partir do dia 02/08.
    O FlorminenC corre um sério risco de se enrolar se não conversar com o Palmeiras antes.

    ResponderExcluir