domingo, 11 de setembro de 2011

Brasileirão. Os últimos poderiam ser os primeiros

Uma análise fria na rodada deste final de semana do campeonato brasileiro nos remete a uma reflexão: bem que os últimos poderiam ser os primeiros e vice-versa. Dos quatro clubes que começaram a rodada na zona do rebaixamento, nenhum deles perdeu. Dos quatro que estão na frente, nenhum deles ganhou.
A parte de baixo mostrou o Avaí segurando o empate contra o América Mineiro, em Minas.  Estampou maiúscula vitória do Atlético Paranaense contra o Flamengo, no Rio de Janeiro. E não escondeu o resultado positivo do Atlético de Minas contra o Bahia, jogando os nordestinos para a zona da degola.
Em contrapartida, o desempenho dos que brigam pelo título foi uma mistura de vergonha, ansiedade, incapacidade. Do topo para baixo: O Corinthians não suportou o embalo do fluminense, fora de casa. O Vasco da Gama contentou-se com um empate, em Santa Catarina contra um mediano Figueirense. O São Paulo, com toda a rodada na mão, derrapou contra um instável Grêmio, em Porto Alegre. Pior foi o Botafogo que aparecia como o grande papão desse momento de definições do campeonato nacional.  Em que pese o Coritiba ter sido vice-campeão da copa do Brasil, e jogar muito bem em seus domínios, 5 a 0 é muita coisa. Não dá para aceitar.
Resumão rápido. O Flamengo já não ganha a sete rodadas.  O Fluminense embala a quarta vitória consecutiva. 100% no segundo turno. O Palmeiras. Ah, o Palmeiras. Felipão segue dizendo que o time  jogou bem. E adianta? Jogar bem e não ganhar é o mesmo que sonhar com uma vaga para a Libertadores e acordar sem classificação para a sulamericana. Acorda, gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário