domingo, 25 de setembro de 2011

Para palmeirenses e são-paulinos: Quanto vale mesmo um empate?

Tá claro que na matemática, fria e calculista como só mesmo a matemática pode ser um empate vale um ponto e nada mais. Certo? Sob essa ótica, creio que não há discussão alguma. É ponto comum. Mas sob o ponto de vista psicológico, temos empates com sabores bem distintos. Senão vejamos: o empate do Palmeiras, em Goiás, diante do Atlético Goianiense, não poderá ter outro sabor do que o gosto amargo de uma vitória que a incompetência alviverde produziu contra si mesmo. Ora, o Palmeiras tinha dois jogadores a mais que o adversário no momento em que sofreu o gol de empate. E é amargo não só por dois pontos preciosos que foram para o espaço. Mas pela circunstância.
Outro empate  - que vale o mesmo “um pontinho” – trás consigo com um sabor completamente diferente. O São Paulo caiu uma posição na tabela de classificação, foi para o terceiro lugar com o empate no Rio de Janeiro. Mas empatar com o Botafogo, no Engenhão, aos 45 minutos do segundo tempo, não pode ser traduzido de outra maneira: é o tipo da conquista que dá força ao grupo para seguir firme na busca por mais um título brasileiro.
Líder e agora vice-líder respiram ares mais amenos. Mais ou menos para o Corinthians. Um a zero diante do Bahia, no Pacaembu, é pouco para quem anda meio ressabiado com o time. Mas são 3 pontos. 3 pontos que valem, mesmo, foram os 3 pontos conquistados pelo Vasco da Gama. Maiúsculo também por Diego Souza. 3 gols. E um deles de encher os olhos de encher os vascaínos de esperança. Vitórias, assim como empates, são diferentes entre si e entre os sentimentos que trazem consigo.

2 comentários:

  1. você foi simplismente perfeito, nas suas colocaçoes,parabéns de cillo, é muito dificil achar profissionais, que expressem a razão antes mesmo da emoção na tv brasileira.

    ResponderExcluir
  2. visão perfeitíssima da rodada. faltou postar sobre o fatídico jogo de basquete onde o "craque" principal foi lesionado. espero que seu tornozelo esteja bem Nivaldo. um abraço.

    ResponderExcluir